-
Arquitetos: Perkins&Will
- Área: 5900 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Artcolor, Concresteel, Coopermax, Estrudena, Estrudena, Madeireira Mato Dentro, Madeireira Mato Dentro, Paycan, Placlux, Placlux, Pormade, Portobello, Projetário, Projetário, Serralheria Bottini, Totalmaster, Totalmaster
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Perkins&Will São Paulo escolheu o bambu como o protagonista do edifício Bambu, para a Atmosfera Incorporadora, empreendimento residencial localizado na Praia Grande de Ubatuba, no litoral norte paulista. A fachada é composta por ripas verticais de bambu tratado, que podem ser redesenhadas pelo movimento de brises articulados, tornando-se um elemento vivo e dinâmico e conferindo uma identidade única e em diálogo com o ecossistema local.
“O bambu funciona muito bem quando aplicado a construções por se adaptar às mais diversas funções e formas em um empreendimento”, explica Fernando Afonso, Project Designer da Perkins&Will São Paulo e um dos responsáveis pelo projeto. Material natural de baixo custo, a espécie cresce intensamente na região, o que reduz o uso de recursos naturais no transporte e manejo, diminuindo a pegada de carbono da construção - um dos compromissos da Perkins&Will com o futuro, e garantindo baixo impacto ambiental.
Esteticamente agradável e sustentável em relação a outros materiais, o bambu é leve, durável e de crescimento rápido. No Japão, é amplamente utilizado em edificações por sua flexibilidade, permitindo que os edifícios resistam a terremotos e outros eventos naturais. No Brasil, sua adaptabilidade é perfeita para locais com climas quentes e úmidos, como o litorâneo, contribuindo com o conforto térmico.
Com o intuito de destacar ainda mais a escolha pelo bambu, a equipe de arquitetura optou por aplicar um revestimento que remete a cobre esverdeado na fachada, na área de entrada e no espaço da piscina, situada na área comum da cobertura a 20 metros de altura com vista para o oceano. "Recorrendo a diferentes tons de verde e materiais que se transformam com o tempo, envelhecendo com grande beleza, reforçamos a ideia de um bambuzal contemporâneo", explica Douglas Tolaine, Design Principal do estúdio São Paulo da Perkins&Will.
Localizado em um terreno de 1.843m², o Bambu Atmosfera oferece contato constante com a natureza dentro e fora do edifício. A implantação em forma de "U" deu contornos a uma generosa praça central com espécies nativas da Mata Atlântica, conectando ambientes externos e internos ao bioma local. O layout permite ainda que todos os apartamentos tenham vista para o mar. São cinco tipologias de apartamentos com áreas privativas entre 62 m² e 110 m².
Nos apartamentos, painéis móveis proporcionam liberdade e autonomia aos moradores, além de proteger os interiores da insolação direta. "Tanto a fachada quanto as generosas varandas com jardineiras em madeira operam como itens de proteção à incidência da luz solar e reafirmam a integração com a paisagem local", completa Tolaine. Passarelas em balanço, guarda-corpos em aço galvanizado a fogo e o emprego de vidros e metais criam contrastes que valorizam ainda mais o diálogo entre elementos diversos.
Além da opção por uma matéria-prima sustentável, a preocupação ambiental incluiu a instalação de lixeiras específicas para recicláveis e painéis de brises móveis para regular a insolação dentro das unidades, conferindo conforto térmico e diminuindo os usos de iluminação artificial. Foi realizada também a elevação somente do piso térreo para reduzir a necessidade de escavação.
O Bambu Atmosfera é o sétimo empreendimento criado pela Perkins&Will São Paulo para a Atmosfera Incorporadora, oferecendo uma experiência prazerosa e surpreendente aos moradores e visitantes ao criar um visual inovador e ao mesmo tempo harmonioso com a paisagem ao redor.